Login e acesso na minha nova conta

A sua conta de e-mail da UFC também é uma conta do Google. No passado você podia criar uma conta do Google usando um e-mail diferente do Gmail. Se aparece uma mensagem como na imagem acima, provavelmente, mesmo que não se recorde, você criou uma conta do Google usando seu endereço de e-mail da UFC. Basta clicar em "Conta Institucional do Google Apps" e continuar o processo. (Recomendado)

Caso você clique no outro link em "Conta do google individual", você terá que lembrar a senha que cadastrou na sua conta do Google quando usou o e-mail da UFC para criá-la. Depois, o Google lhe dará instruções para exportar suas mensagens para que você passe a usar apenas sua Conta Institucional do Google Apps (@ufc.br). Esse processo não é necessário e pode ser feito depois.

Se aparecer a imagem acima, com um login mostrando seu e-mail do Google, você já usa outro endereço do Gmail e está logado no momento. O Gmail permite que você faça login em contas diferentes no mesmo navegador. Proceda da seguinte forma:

Na janela acima clique em "Acesse com uma conta diferente" e continue o processo.

Outras opções são:
Sair (deslogar) da sua conta e tentar novamente.
Tentar em outro navegador em que não esteja logado(a)



Por segurança, sua conta é automaticamente bloqueada caso o sistema detecta alguma atividade suspeita. Essas atividades podem ser:
- Várias tentativas de login sem sucesso
- Tentativas de login simultâneos em cidades diferentes
- Envio de span através da sua conta
- Violação das políticas de privacidade


Se isso ocorrer, você terá que entrar em contato conosco pelos canais de suporte, informando o bloqueio.

Na página de webmail, na seção E-MAIL @ufc.br, link "Criar Conta".

Na página de webmail, na seção E-MAIL @alu.ufc.br, link "Criar Conta".


Configurações comuns

Não. Caso o nome de exibição não esteja adequado, você deverá entar em contato conosco pelos canais de suporte indicados no final da página para solicitar a alteração.

As configurações de IMAP, SMTP e POP mudaram. Confira abaixo como ficaram:

Servidor de recebimento de e-mails (IMAP)
imap.gmail.com
Requer SSL: Sim
Porta: 993


Servidor de envio de e-mails (SMTP)
smtp.gmail.com
Requer SSL: Sim
Requer TLS: Sim (se disponível)
Requer autenticação: Sim
Porta para SSL: 465
Porta para TLS/STARTTLS: 587
Senha: Sua senha do e-mail @ufc.br
Nome completo ou Nome de exibição: endereço-completo@ufc.br
Nome da conta, Nome do usuário ou Endereço de e-mail: endereço-completo@ufc.br


Servidor de recebimento de e-mails (POP)
pop.gmail.com
Requer SSL: Sim
Porta: 995

Para mais informações e colsulta de erros mais comuns veja:
Para IMAP/SMTP, verifique o link:

https://support.google.com/mail/answer/7126229?hl=pt-BR

Para configuração POP/SMTP, verifique o link:

https://support.google.com/mail/answer/7104828?hl=pt-BR

Verificamos que alguns usuários tiveram problemas com a configuração de seus programas de e-mail ou redirecionamentos. Na maioria dos casos, isso ocorre porque sua conta G Suite bloqueia o uso de acesso à conta para aplicativos menos seguros.

Tente o seguinte:
Quando estiver logado(a) no seu webmail @ufc.br clique no link abaixo:
https://myaccount.google.com/security

Vá até quase o fim da página e encontre a opção "Permitir aplicativos menos seguros", clique de modo que fique ATIVADA.



Volte e tente configurar sua conta em seu programa ou redirecionamento novamente.

Caso não dê certo, verifique as instruções na página de suporte do GSuite no link abaixo em "Resolver problemas":
https://support.google.com/mail/answer/7126229?hl=pt-BR

Para configurar seu celular ou tablet use o tutorial para iOS

Para transferir suas mensagens do Gmail para sua conta @ufc.br consulte este tutorial

Se quiser apenas um encaminhamento simples das NOVAS mensagens pode fazer isto:

  • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR, clicar no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
  • Clicar no link Encaminhamento e POP/IMAP;
  • Na seção Encaminhamento, clicar no botão Adicionar um endereço de encaminhamento;
  • Na caixa Insira um novo endereço de e-mail de encaminhamento, digitar o endereço da conta @gmail.com, clicar nos botões Próximo, Continuar e OK;
  • Um código de confirmação (numérico) será enviado para a conta @gmail.com para verificar a permissão e deve ser digitado na caixa Confirmar @gmail.com da seção Encaminhamento. Após isto, clicar no botão Confirmar;
  • Ainda na seção Encaminhamento, ativar a opção Encaminhar uma cópia do e-mail de entrada para: conta @gmail.com, e usar a opção "manter cópia do E-mail de Universidade Federal do Ceará na Caixa de Entrada" (RECOMENDADO);
  • Clicar no botão Salvar Alterações no final da página;
  • Após esta configuração, somente as novas mensagens recebidas daquele momento em diante na conta @ufc.br serão encaminhadas para conta @gmail.com, mantendo cópia em @ufc.br.

Se quiser a coleta/importação via POP3 das mensagens existentes ou futuras (somente aquelas da caixa Entrada):

  • PRIMEIRO: permitir "aplicativos menos seguros" dentro da conta @UFC.BR:
    • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR, ativar a opção de permissão de aplicativos menos seguros: clicar no ícone da conta (um círculo com uma letra maiúscula grande ou com foto) => clicar no botão Minha Conta => clicar no link Aplicativos e sites conectados => ativar o controle Permitir aplicativos menos seguros: ATIVADA perto do final da página.
  • SEGUNDO: Ativar o POP dentro da conta @UFC.BR:
    • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR, no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
    • Clicar no link Encaminhamento e POP/IMAP;
    • Na seção Download por POP, ativar a opção Ativar POP para todos os e-mails para coletar todas as mensagens existentes e futuras da caixa de entrada ou a opção Ativar POP para e-mails que chegarem a partir de agora;
    • Na opção Quando as mensagens são acessadas com o POP, selecionar "manter cópia do E-mail de Universidade Federal do Ceará na Caixa de Entrada" (RECOMENDADO);
    • Clicar no botão Salvar alterações no final da página;
    • Verificar no mesmo icone de Engrenagem => Configurações => Encaminhamento e POP/IMAP => seção Download por POP => Status: POP ativado (na cor verde).
  • TERCEIRO: Configurar o recebimento de mensagens via POP3 na conta @GMAIL.COM com o recurso "Verificar o e-mail de outras contas":
    • Em gmail.com, dentro da conta @GMAIL.COM, clicar no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
    • No link Contas e Importação, na seção Verificar o e-mail de outras contas, clicar em Adicionar uma conta de e-mail;
    • Nos quadros que se sucedem, preencher CUIDADOSAMENTE as opções de configuração:
      • Endereço de e-mail: preencher com seu endereço de e-mail @ufc.br e clicar no botão Próxima;
      • Escolher a opção Importar os e-mails da minha outra conta (POP3) e clicar no botão Próxima;
      • Nome de usuário: preencher com o email de origem (deverá ser exatamente seu endereço de e-mail @ufc.br);
      • Senha: a senha ATUAL da conta @ufc.br;
      • Servidor POP: pop.gmail.com;
      • Porta: 995;
      • A opção Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor deve ficar DESMARCADA;
      • A opção Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails deve ficar ATIVADA;
      • [OPCIONAL] Se desejar, a opção Marcar as mensagens recebidas pode ser usada para definir um marcador, por exemplo, o próprio endereço de email @ufc.br (ou algum marcador já existente ou criado nessa hora).
      • [OPCIONAL] Se desejar, a opção Arquivar as mensagens recebidas (ignorar a Caixa de entrada), moverá automaticamente as mensagens de @ufc.br para o marcador definido na opção anterior (evitando assim a "mistura" com as mensagens da caixa de entrada da conta @gmail.com).
      • Com o botão "Voltar" ainda é possível rever todas as configurações anteriores, antes da finalização a seguir.
      • Clicar no botão Adicionar conta;
      • Se as configurações anteriores estiverem corretas, o próximo quadro informará: Agora você pode recuperar os e-mails desta conta;
      • [OPCIONAL ou RECOMENDADO] Em seguida, será indagado se "deseja poder enviar e-mails como @ufc.br", onde deve-se marcar Sim, desejo poder enviar e-mails como @ufc.br. Então, no quadro seguinte será requerido o nome a ser exibido nas mensagens enviadas, se o endereço de e-mail deverá ser tratado como um 'alias' (deverá deixar marcada a opção Tratar como um alias) e também haverá a opção de especificar um endereço para resposta diferente. No quadro seguinte, aparecerá a configuração de envio de e-mails por servidor SMTP do ufc.br: Servidor SMTP: smtp.gmail.com; Porta: 465; Nome do usuário: o endereço @ufc.br; Senha: a ATUAL; e selecionar a opção Conexão segura usando SSL (recomendado). Finalmente, será preciso confirmar esse endereço de e-mail através de um link enviado numa mensagem para ele ou pela digitação de um código de confirmação contido naquela mensagem;
      • No final, uma nova entrada referente à conta @ufc.br na seção Verificar o e-mail de outras contas se apresentará com as opções: editar informações, excluir, exibir histórico e verificar se há e-mails;
      • Após esta configuração, a verificação de novas mensagens ocorrerá a cada hora.

Se quiser apenas um encaminhamento simples das NOVAS mensagens pode fazer isto:

  • Em gmail.com, dentro da conta @GMAIL.COM (ou de uma conta de outro G Suite), clicar no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
  • Clicar no link Encaminhamento e POP/IMAP;
  • Na seção Encaminhamento, clicar no botão Adicionar um endereço de encaminhamento;
  • Na caixa Insira um novo endereço de e-mail de encaminhamento, digitar o endereço da conta @ufc.br, clicar nos botões Próximo, Continuar e OK;
  • Um código de confirmação (numérico) será enviado para a conta @ufc.br para verificar a permissão e deve ser digitado na caixa Confirmar @ufc.br da seção Encaminhamento. Após isto, clicar no botão Confirmar;
  • Ainda na seção Encaminhamento, ativar a opção Encaminhar uma cópia do e-mail de entrada para: conta @ufc.br, e usar a opção "manter cópia do Gmail na Caixa de Entrada" (RECOMENDADO);
  • Clicar no botão Salvar Alterações no final da página;
  • Após esta configuração, somente as novas mensagens recebidas daquele momento em diante na conta @gmail.com (ou na conta de outro G Suite) serão encaminhadas para conta @ufc.br, mantendo cópia em @gmail.com (ou de uma conta de outro G Suite).

Se quiser a coleta/importação via POP3 das mensagens existentes ou futuras (somente aquelas da caixa Entrada):

  • PRIMEIRO: permitir "aplicativos menos seguros" dentro da conta @GMAIL.COM (ou dentro da conta de outro G Suite):
    • Em gmail.com, dentro da conta @GMAIL.COM (ou dentro da conta de outro G Suite), ativar a opção de permissão de aplicativos menos seguros: clicar no ícone da conta (um círculo com uma letra maiúscula grande ou com foto) => clicar no botão Minha Conta => clicar no link Aplicativos e sites conectados => ativar o controle Permitir aplicativos menos seguros: ATIVADA perto do final da página.
  • SEGUNDO: Ativar o POP dentro da conta @GMAIL.COM (ou dentro da conta de outro G Suite):
    • Em gmail.com, dentro da conta @GMAIL.COM (ou dentro da conta de outro G Suite), no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
    • Clicar no link Encaminhamento e POP/IMAP;
    • Na seção Download por POP, ativar a opção Ativar POP para todos os e-mails para coletar todas as mensagens existentes e futuras da caixa de entrada ou a opção Ativar POP para e-mails que chegarem a partir de agora;
    • Na opção Quando as mensagens são acessadas com o POP, selecionar "manter cópia do E-mail de Gmail na Caixa de Entrada" (RECOMENDADO);
    • Clicar no botão Salvar alterações no final da página;
    • Verificar no mesmo icone de Engrenagem => Configurações => Encaminhamento e POP/IMAP => seção Download por POP => Status: POP ativado (na cor verde).
  • TERCEIRO: Configurar o recebimento de mensagens via POP3 na conta @UFC.BR com o recurso "Verificar o e-mail de outras contas":
    • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR, clicar no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
    • No link Contas, na seção Verificar o e-mail de outras contas, clicar em Adicionar uma conta de e-mail;
    • Nos quadros que se sucedem, preencher CUIDADOSAMENTE as opções de configuração:
      • Endereço de e-mail: preencher com seu endereço de e-mail @gmail.com (ou de outro G Suite) e clicar no botão Próxima;
      • Nome de usuário: preencher com o email de origem (deverá ser exatamente seu endereço de e-mail @gmail.com ou de outro G Suite);
      • Senha: a senha ATUAL da conta @gmail.com ou da conta de outro G Suite;
      • Servidor POP: pop.gmail.com;
      • Porta: 995;
      • A opção Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor deve ficar DESMARCADA;
      • A opção Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails deve ficar ATIVADA;
      • [OPCIONAL] Se desejar, a opção Marcar as mensagens recebidas pode ser usada para definir um marcador, por exemplo, o próprio endereço de email @gmail.com (ou algum marcador já existente ou criado nessa hora).
      • [OPCIONAL] Se desejar, a opção Arquivar as mensagens recebidas (ignorar a Caixa de entrada), moverá automaticamente as mensagens de @gmail.com para o marcador definido na opção anterior (evitando assim a "mistura" com as mensagens da caixa de entrada da conta @ufc.br).
      • Com o botão "Voltar" ainda é possível rever todas as configurações anteriores, antes da finalização a seguir.
      • Clicar no botão Adicionar conta;
      • Se as configurações anteriores estiverem corretas, o próximo quadro informará: Agora você pode recuperar os e-mails desta conta;
      • [OPCIONAL ou RECOMENDADO] Em seguida, será indagado se "deseja poder enviar e-mails como @gmail.com", onde deve-se marcar Sim, desejo poder enviar e-mails como @gmail.com. Então, no quadro seguinte será requerido o nome a ser exibido nas mensagens enviadas, se o endereço de e-mail deverá ser tratado como um 'alias' (deverá deixar marcada a opção Tratar como um alias) e também haverá a opção de especificar um endereço para resposta diferente. No quadro seguinte, aparecerá a configuração de envio de e-mails por servidor SMTP do gmail.com: Servidor SMTP: smtp.gmail.com; Porta: 465; Nome do usuário: o endereço @gmail.com; Senha: a ATUAL; e selecionar a opção Conexão segura usando SSL (recomendado). Finalmente, será preciso confirmar esse endereço de e-mail através de um link enviado numa mensagem para ele ou pela digitação de um código de confirmação contido naquela mensagem;
      • No final, uma nova entrada referente à conta @gmail.com (ou de outro G Suite) na seção Verificar o e-mail de outras contas se apresentará com as opções: editar informações, excluir, exibir histórico e verificar se há e-mails;
      • Após esta configuração, a verificação de novas mensagens ocorrerá a cada hora.

Se quiser apenas um encaminhamento simples das NOVAS mensagens pode fazer isto:

  • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR de origem, clicar no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
  • Clicar no link Encaminhamento e POP/IMAP;
  • Na seção Encaminhamento, clicar no botão Adicionar um endereço de encaminhamento;
  • Na caixa Insira um novo endereço de e-mail de encaminhamento, digitar o endereço da conta @ufc.br de destino, clicar nos botões Próximo, Continuar e OK;
  • Um código de confirmação (numérico) será enviado para a conta @UFC.BR de origem para verificar a permissão e deve ser digitado na caixa Confirmar @ufc.br da seção Encaminhamento. Após isto, clicar no botão Confirmar;
  • Ainda na seção Encaminhamento, ativar a opção Encaminhar uma cópia do e-mail de entrada para: conta @ufc.br, e usar a opção "manter cópia do E-mail de Universidade Federal do Ceará na Caixa de Entrada" (RECOMENDADO);
  • Clicar no botão Salvar Alterações no final da página;
  • Após esta configuração, somente as novas mensagens recebidas daquele momento em diante na conta @UFC.BR serão encaminhadas para a outra conta @ufc.br, mantendo cópia na conta de origem @UFC.BR.

Se quiser a coleta/importação via POP3 das mensagens existentes ou futuras (somente aquelas da caixa Entrada):

  • PRIMEIRO: permitir "aplicativos menos seguros" dentro da conta @UFC.BR de origem:
    • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR de origem, ativar a opção de permissão de aplicativos menos seguros: clicar no ícone da conta (um círculo com uma letra maiúscula grande ou com foto) => clicar no botão Minha Conta => clicar no link Aplicativos e sites conectados => ativar o controle Permitir aplicativos menos seguros: ATIVADA perto do final da página.
  • SEGUNDO: Ativar o POP dentro da conta @UFC.BR de origem:
    • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR de origem, no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
    • Clicar no link Encaminhamento e POP/IMAP;
    • Na seção Download por POP, ativar a opção Ativar POP para todos os e-mails para coletar todas as mensagens existentes e futuras da caixa de entrada ou a opção Ativar POP para e-mails que chegarem a partir de agora;
    • Na opção Quando as mensagens são acessadas com o POP, selecionar "manter cópia do E-mail de Universidade Federal do Ceará na Caixa de Entrada" (RECOMENDADO);
    • Clicar no botão Salvar alterações no final da página;
    • Verificar no mesmo icone de Engrenagem => Configurações => Encaminhamento e POP/IMAP => seção Download por POP => Status: POP ativado (na cor verde).
  • TERCEIRO: Configurar o recebimento de mensagens via POP3 na conta @UFC.BR de destino com o recurso "Verificar o e-mail de outras contas":
    • Em webmail.ufc.br, dentro da conta @UFC.BR de destino, clicar no ícone Engrenagem (Configurações), opção Configurações;
    • No link Contas, na seção Verificar o e-mail de outras contas, clicar em Adicionar uma conta de e-mail;
    • Nos quadros que se sucedem, preencher CUIDADOSAMENTE as opções de configuração:
      • Endereço de e-mail: preencher com o endereço da conta de e-mail @ufc.br de origem e clicar no botão Próxima;
      • Nome de usuário: preencher com o email de origem (deverá ser exatamente o endereço de e-mail @ufc.br de origem;
      • Senha: a senha ATUAL da conta @ufc.br de origem;
      • Servidor POP: pop.gmail.com;
      • Porta: 995;
      • A opção Deixar uma cópia da mensagem recuperada no servidor deve ficar DESMARCADA;
      • A opção Use sempre uma conexão segura (SSL) ao recuperar e-mails deve ficar ATIVADA;
      • [OPCIONAL] Se desejar, a opção Marcar as mensagens recebidas pode ser usada para definir um marcador, por exemplo, o próprio endereço de email @ufc.br (ou algum marcador já existente ou criado nessa hora).
      • [OPCIONAL] Se desejar, a opção Arquivar as mensagens recebidas (ignorar a Caixa de entrada), moverá automaticamente as mensagens de @ufc.br para o marcador definido na opção anterior (evitando assim a "mistura" com as mensagens da caixa de entrada da conta @ufc.br de destino).
      • Com o botão "Voltar" ainda é possível rever todas as configurações anteriores, antes da finalização a seguir.
      • Clicar no botão Adicionar conta;
      • Se as configurações anteriores estiverem corretas, o próximo quadro informará: Agora você pode recuperar os e-mails desta conta;
      • [OPCIONAL ou RECOMENDADO] Em seguida, será indagado se "deseja poder enviar e-mails como @ufc.br", onde deve-se marcar Sim, desejo poder enviar e-mails como @ufc.br. Então, no quadro seguinte será requerido o nome a ser exibido nas mensagens enviadas, se o endereço de e-mail deverá ser tratado como um 'alias' (deverá deixar marcada a opção Tratar como um alias) e também haverá a opção de especificar um endereço para resposta diferente. No quadro seguinte, aparecerá a configuração de envio de e-mails por servidor SMTP do gmail.com: Servidor SMTP: smtp.gmail.com; Porta: 465; Nome do usuário: o endereço @ufc.br de origem; Senha: a ATUAL da conta de origem; e selecionar a opção Conexão segura usando SSL (recomendado). Finalmente, será preciso confirmar esse endereço de e-mail através de um link enviado numa mensagem para ele ou pela digitação de um código de confirmação contido naquela mensagem;
      • No final, uma nova entrada referente à conta @ufc.br de origem na seção Verificar o e-mail de outras contas se apresentará com as opções: editar informações, excluir, exibir histórico e verificar se há e-mails;
      • Após esta configuração, a verificação de novas mensagens ocorrerá a cada hora.

Para exportar/importar contatos de uma conta do G Suite para outra:

  1. Estando na janela de mensagens da conta de origem (@UFC.BR ou @gmail.com), clique na seta do lado direito do menu E-mail (que fica acima do botão "Escrever") e depois clique em Contatos;
  2. Caso seja mostrada a nova interface de Contatos, clique em "Alternar para a versão antiga", pois ainda não encontramos opção de exportação na nova;
  3. Na janela de Contatos, clique no botão Mais e depois em Exportar.... Será apresentado o quadro com opções de exportação como mostra a figura a seguir:
  4. Escolha as seguintes opções de exportação: Todos os contatos e Formato CSV do Google (para importação para uma conta do Google);
  5. Em seguida, clique no botão Exportar. Se o navegador solicitar o local para salvamento, salve o arquivo CSV em alguma pasta do computador, geralmente na pasta Downloads, com o nome que preferir. Se o navegador salva automaticamente arquivos baixados, pode ser que o arquivo tenha sido salvo na pasta Downloads. Este arquivo será usado para a importação nos próximos passos.
  6. Estando na janela de mensagens da conta de destino (@UFC.BR), clique na seta do lado direito do menu E-mail (que fica acima do botão "Escrever") e depois clique em Contatos;
  7. Na janela de Contatos, clique no comando Importar contatos... na lateral esquerda. Será apresentado o quadro para seleção do arquivo de importação como mostra a figura a seguir:
  8. Clique no botão Selecionar arquivo..., navegue até a pasta onde o arquivo CSV foi salvo anteriormente, selecione o arquivo e, finalmente, clique no botão Importar;
  9. No final, um novo grupo chamado "Importado em dd/mm/aaaa" aparecerá na lateral esquerda da janela de Contatos. Opcionamente, para eliminar as duplicatas, clique no nome desse grupo e depois no link "Encontrar e mesclar contatos duplicados" na parte superior da listagem do novo grupo. Opcionalmente, também poderá excluir o grupo no botão Mais, opção Excluir grupo (isto não excluirá nenhum contato).

O Gmail é uma importante ferramenta de produtividade criada pelo Google e revolucionou a forma como usamos e-mail. A melhor forma de conhecer a principais funções do Gmail é visitando a sua página oficial em: https://support.google.com/mail/?hl=pt-BR#topic=7065107


Perguntas sobre o email para alunos @alu.ufc.br

Para fazer o cadastro no SIGAA, acesse esse link.

Para recuperar sua senha do SIGAA, acesse esse link.


Sobre o G Suite for Education

O G Suite é um pacote de escritório profissional, composto por aplicativos de produtividade colaborativos, que oferece e-mail profissional, agendas compartilhadas, edição e armazenamento de documentos on-line, videoconferência e outros recursos para empresas, organizações sem fins lucrativos, agências do governo e instituições de ensino.

A adoção do G Suite for Education na Universidade Federal do Ceará é uma medida que visa a melhoria dos serviços de TI. Atualmente, mais de 23.000 alunos já utilizam os serviços do G Suite for Education em suas contas de email com o subdominio @alu.ufc.br. Agora, as facilidades da plataforma de um webmail moderno, rápido e seguro, e com ótima proteção contra spam, pesquisa avançada e as agendas integradas e outros serviços avançados de nuvem como criação de documentos online, estão disponíveis para os servidores da UFC, sem ônus para a Universidade.

A escolha está respaldada pelo CATI, Comitê Administrativo de Tecnologia da Informação da UFC.

Sim, seus e-mails estão guardados em servidores de alta disponibilidade. No entanto, recomendamos que os usuários façam backup periódicos das suas mensagens. Para isso proceda da seguinte forma:

Você pode utilizar a ferramenta de backup do G Suite (takeout) para exportar as informações da sua conta.

No Takeout, marque apenas o Gmail e clique em "Próximo", selecione o método de exportação e aguarde o Google criar o arquivo de backup.

Sua privacidade está resguardada e aumentou se comparada a antiga infraestrutura. Apesar de suas mensagens agora serem guardadas em servidores fora da STI, a privacidade dos seus dados aumentou. Seus e-mails em texto puro nunca poderão ser acessados.

Os anúncios usados pelo Google, empresa que gere os serviços externamente, ficam desativados nos serviços do G Suite for Education e seus e-mails não serão rastreados. Toda configuração e monitoramento é feita pela equipe da Divisão de Redes de Computadores - STI-UFC.

Na sua conta do Google vinculada a UFC, você decide e escolhe as configurações de privacidade em: https://myaccount.google.com/privacy?hl=pt&pli=1

Suas mensagens estão criptografadas em trânsito e nos servidores do Google, porém é a empresa que tem o controle dessas chaves. Caso queira uma mensagem realmente privativa, recomendamos o uso do PGP, que usa o conceito de criptografia assimétrica. Importante também ressaltar, que os maiores especialistas em privacidade, apontam que as comunicações trocadas por e-mail, por mais protegidas que estejam, não garantem 100% de privacidade e deve ser evitado a troca de mensagens sensíveis por este método.

O processo de envio e recebimento é transparente para o usuário. As mensagens continuarão a ser enviadas com o domínio da UFC (@ufc.br).

As mudanças acontecerão no processo de envio, guarda e recebimento. Agora as mensagens não serão mais guardadas na STI, mas em servidores do externos do G Suite for Education. Isso fará com que a velocidade e estabilidade do serviço estejam equiparados aos maiores padrões do mercado de TI no mundo.

O G Suite for Education fornece espaço ilimitado para as contas de e-mail @ufc.br

A integração do G Suite for Education permite o uso da maioria dos serviços do Google com o domínio @ufc.br, porém, atualmente, os serviços ativados são:

Google Sala de aula
Gmail
Google Drive
Google Agenda
G Suite Vault
Documentos Google
Planilhas Google
Apresentações Google
Google Sites

Nossa equipe de suporte está pronta para esclarecer suas dúvidas. Veja abaixo os nossos canais de comunicação.

Solucionar problemas: Abra um chamado de suporte

Por telefone: (85) 3366-9999